Cáries! - Alerta! Saúde

Medicina

Publicidade

Reportagens
04/02/2015

Cáries!

child dental check-up
Dra. Rosa Niehues
Médica dentista

O que é uma cárie e quais são os sintomas?

A dra. Rosa Niehues explica-nos que uma cárie é uma doença dentária que decorre de uma má higienização. Como disse a médica dentista, “As bactérias “alimentam-se” dos restos de alimento que ingerimos e não removemos adequadamente, e produzem ácidos. Quando esses ácidos entram em contacto com os dentes, causam uma desmineralização formando cavidades”.

caries

As cáries têm níveis de gravidade?

A dentista assegura que sim. Se as cáries forem detetadas no início, ainda sem a existência de dor, o médico dentista remove apenas o tecido cariado e o dente é restaurado na mesma consulta. Porém, a dra. Rosa salienta que se o paciente ó vai ao dentista quando o dente já manifesta dor, é sinal de que a cárie já está  num nível mais avançado e com comprometimento pulpar, necessitando a remoção da polpa do dente (desvitalização) e preenchimento com o material dentário adequado. “Neste caso será necessária mais do que uma sessão para tratamento do dente. Muitas vezes, o esmalte dentário está muito comprometido e para “salvar” o dente, o médico dentista após o tratamento endodontico (desvitalização), coloca uma coroa (prótese fixa).

 

O que causa as cáries?

A dentista refere que existem vários géneros de bactérias na boca, as quais se acumulam sobre os dentes (graças à formação da saliva, restos de alimentos e outras substâncias naturais) numa película pegajosa que é conhecida como placa bacteriana. A nossa entrevistada recorda que “Esta é de fácil formação, por isso é necessária a higienizarão dentária após as refeições. Depois de a placa bacteriana endurecer, não conseguimos removê-la com uma simples escovagem.
Como esclareceu a médica, “As bactérias convertem o açúcar e os hidratos de carbono (amido) dos alimentos em ácidos. Estes ácidos dissolvem os minerais que se encontram à superfície dos dentes, danificam o esmalte dentário e criam cavidades. Inicialmente, as fissuras são tão pequenas que não conseguem ser vistas e, se não forem tratadas, vão ficando cada vez maiores”.

que-es-la-caries-dentalE como podemos tratá-las?

O médico dentista remove o tecido cariado e restaura o dente, deixando-o novamente apto a exercer sua função na arcada dentária.

 

É possível prevenir? Como?
A dra. Rosa Niehues ressalva que a prevenção sempre é a melhor solução. “Pode-se prevenir a formação da cárie com uma higienizarão correta: escovagem dos dentes deve ser feita sempre quando acordamos, após as refeições e antes de dormir; mantenha uma alimentação saudável e o visite seu médico dentista a cada 6 meses para uma revisão dentária”.

Dra. Rosa Niheues

Dra. Rosa Niheues

Comentários

Outros Temas