Chá branco, conhece? - Alerta! Saúde

Alimentação

Publicidade

Reportagens
06/05/2014

Chá branco, conhece?

cha-brancodst
Entrevistada: nutricionista Ivone Machado
Texto: Alerta! Saúde
Imagem: Alerta! Saúde, DR

Já muito conhecido de nós todos é o chá verde, ou o preto, os quais comportam nas suas variedades alguns sabores também, como os frutados, por exemplo.

Neste artigo vamos explorar o chá branco! Já ouviu falar?

Não perca a oportunidade de saber mais, leia a nossa reportagem feita com a nutricionista Ivone Machado.

chá branco

O que é o chá branco?

Em forma de introdução sobre o tema que levamos até si neste artigo, a nutricionista Ivone Machado descreve o chá como sendo, provavelmente, a bebida mais consumida mundialmente; podemos apontar o chá verde e o preto como as suas formas mais populares.

Mas, e o chá branco? Já ouviu falar? Segundo a nutricionista, “o chá branco, com origem na China, tem vindo a ganhar popularidade devido ao seu baixo conteúdo em cafeína, juntamente com todos os seus constituintes que combatem a doença. O chá branco é de todos o menos processado”.

Atentemos ao aspeto de o chá branco mencionado neste texto ser chá em folha.

À semelhança do chá verde, explica Ivone Machado, o chá branco á extraído da planta Camellia Sinensis; porém o que difere de ambos os chás é a altura em que são colhidos.

“As folhas do chá branco são colhidas enquanto ainda jovens, antes das flores se abrirem, quando há brotos cobertos por finos pêlos “prateados”, que são de cor clara verde acinzentada e antes de passarem pelo processo de oxidação, apenas uma única vez no ano, ente Abril e Maio. A sua penugem esbranquiçada, possui uma concentração elevada de catequinas e polifenóis, substâncias estas de grande poder antioxidante e termogénico, podendo aqui ter um efeito no emagrecimento, maior do que o chá verde”, atentou Ivone Coutinho.

A nutricionista afirma que os brotos e as folhas da planta são cozidos ao vapor e submetidos à secagem. “Ao contrário do chá verde e preto. O chá branco não passa pela fermentação”, asseriu a nutricionista.

 

Então, quais as características deste chá?

A profissional da alimentação declara que chá branco tem um sabor leve e adocicado, havendo mesmo quem afirme que até tem o mesmo sabor da água, ao contrário do característico sabor amargo do chá verde.

Na opinião de Ivone Machado, “os cuidados com a produção, bem como a sua raridade, justificam o preço que pode custar até cerca de 50 vezes mais do que o chá verde. A colheita para a produção deste chá faz-se apenas durante 2 dias no ano, daí a sua raridade e custo elevado e a sua produção total não chega aos 200Kg em 48 horas. Quase que se pode considerar a versão menos fermentada do chá verde”.

Após a infusão, este chá adquire fica uma coloração alaranjada ou amarelo avermelhado, e paladar adocicado.

A nutricionista salienta: “Além de ser muito rico em substâncias antioxidantes, o chá branco contém manganês, potássio, ácido fólico e vitaminas C, K, B1 e B2”.

 

Que vantagens tem o chá branco?

Ivone Machado afirma que ambas as variedades de chá, verde e branco, contêm as mesmas substâncias benéficas para combater e prevenir doença – os fitoquímicos.

Como disse, “a diferença está na concentração destas mesmas substâncias, 10 vezes superiores no chá branco. Destes fitoquímicos destacam-se os bioflavenoides e catequinas, potentes antioxidantes, que “agarram” os radicais livres, substâncias que causam estragos e envelhecimento nas células”.

A nutricionista acrescente que existem trabalhos científicos que apontam para o chá branco como um melhorante da densidade óssea, evita a formação de pedras no rim, tem poder anticancerígeno, ação anti-inflamatória e antigripal,  e como sendo ativador do sistema imunológico.

chá branco

Existe alguma desvantagem no seu consumo?

A nutricionista adverte que sendo respeitadas as quantidades, evitam-se as complicações numa resposta mais abaixo mencionada.

Como referiu Ivone Machado, “poder-se-á fazer uma chamada de atenção ao conteúdo em cafeína que poderá não se apresentar como desvantagem para algumas pessoas. Talvez a única desvantagem seja mesmo o seu preço”.

 

Para que sintomas /condições é o chá branco recomendado?

A nutricionista explica-nos que, tal como o chá verde, o chá branco acelera o metabolismo e ajuda eliminar a gordura corporal, no entanto ainda não está provado se efetivamente este chá é mais eficaz que o verde no emagrecimento, embora alguns cientistas e naturalistas defendam que, pelo facto de ser menos processado, as suas propriedades ficam mais concentradas e isso acelera os benefícios, como sendo a queima de gordura corporal”.

O chá branco pode ser considerado:

- Antienvelhecimento, pois comparativamente aos outros chás contém maior concentração de polifenóis e outros antioxidantes;

- Redutor de gordura corporal, pela ativação do metabolismo e na ajuda de eliminação de gordura corporal;

- Ação anti-inflamatória e antigripal, activa sistema imunológico;

- Pode atuar na diminuição do colesterol LDL, pela presença em taninos, o chamado “mau colesterol”, evitando tromboses e enfartes de miocárdio;

- Efeito anticancerígeno;

- Diurético.

Deste modo, a nossa entrevistado recomenda a ingestão de 2 a 3 chávenas/dia, quente ou frio; ressalvando a não adição de açúcar, além do seu sabor adocicado e deve ser preparado com cerca de 3g de folha para cada 250ml de água, por cada porção.

“Após a preparação deverá ser consumido preferencialmente de imediato, e nunca ultrapassando as 24h, pois perderá os seus benefícios”, advertiu a nutricionista.

A melhor altura para a sua ingestão é de manhã e entre as refeições

A nutricionista Ivone Machado recorda que ainda que poderá  juntar uma pequena porção de gengibre ou canela, pois são alimentos termogénicos, contribuindo assim para a perda de peso.

 

O consumo excessivo deste chá pode trazer complicações?

Segundo a profissional, “o consumo excessivo de chá branco pode provocar irritabilidade, tremores e insónia, devido aos teores em cafeína, especialmente nas pessoas mais sensíveis, assim como ao aumento da pressão arterial e alterações gástricas, embora o risco não seja tão elevado como o chá verde ou preto”.

 

As grávidas podem beber chá branco?

“Pessoalmente não aconselho o chá branco a pessoas sensíveis á cafeína, a hipertensos,  a grávidas e lactentes e pessoas com alterações no sono, exatamente pelo seu teor em cafeína.

Pessoas com úlceras gástricas e alterações da frequência cardíaca, devem usar de precaução no seu consumo”, alertou Ivone Machado.

 

Quanta cafeína terá o chá branco?

A nutricionista delineia alguns traços comparativos:

1 cola 330ml – 34mg cafeína

1 cola zero 330ml: 35mg cafeína

1 café expresso 60ml: média 60mg cafeína (45-100mg)

1 bebida energética 330ml: 80mg cafeína

1 chavena chá preto 240ml: 45mg cafeína

1 chávena chá verde 240m: 20mg cafeína

1 chávena chá branco 240ml: 15mg cafeína

 

Então, qual o melhor chá? Verde ou branco?

Como afirmou Ivone Machado, quando comparado ao chá verde, o chá branco destaca-se pela sua maior concentração em catequinas e por tal maior efeito antioxidante, no entanto menor teor de cafeína.

“Se for para incorporar alguma destas bebidas num plano de emagrecimento e não existir sensibilidade à cafeína, aconselho o chá verde, não só pelo seu teor em antioxidantes (menor do que no chá branco é verdade) mas possui mais cafeína (ativador do metabolismo) e está mais acessível, não só em termos de mercado como de preço.

Referir um chá melhor do que o outro, não sei se será o mais correto, pois questão põe-se essencialmente no grau de concentração de substâncias num e noutro chá. Os dois têm vantagens no seu consumo assim como ambos têm desvantagens no seu consumo excessivo”.

Comentários

Outros Temas