Cuide dos seus cabelos - Alerta! Saúde

Beleza e Bem-estar

Publicidade

Reportagens
30/12/2012

Cuide dos seus cabelos

351
Entrevistada: Maria Jorgina Paiva
Texto: Alerta! Saúde
Imagem: Alerta! Saúde. DR

Aprenda com um profissional da saúde e beleza dos cabelos a cuidar dos seus!

 

As lavagens

A cabeleireira Maria Jorgina Paiva aconselha a fazer uma a duas lavagens por semana. Contudo, se o seu cabelo for oleoso, terá de o lavar mais vezes. Muito importante é que seque bem o couro cabeludo, mantendo sempre o secador a uma distância de 15 cm.

Não é necessária muita quantidade de shampoo, todavia é vantajoso que proceda a duas lavagens ao cabelo e sobretudo nunca use as unhas no couro cabeludo, massaje com os dedos. Se tiver algum problema no couro, as unhas ativam-no.

 

O corte

O ideal é cortar as pontas de dois em dois meses. “Deve fazê-lo mesmo que não seja para mudar de corte e independentemente do tipo de cabelo, pois melhora a cutícula, impedindo-a de abrir”.

No entanto, a cabeleireira realça que esse corte periódico não se relaciona com o crescimento saudável do cabelo, para isso deverá atentar à utilização de bom shampoos, cremes, óleos e manter uma alimentação equilibrada.

 

Tipos de cabelo

Os cuidados a seguir, considerando o tipo de cabelo, relacionam-se com géneros de cabelo da seguinte forma: cabelos finos ou grossos, quebradiços, com caspa ou queda, por exemplo.

“Use sempre os produtos consoante o seu tipo de cabelo”, sugeriu Maria Jorgina Paiva.

 

Queda de cabelo

Para este problema, a cabeleireira recorda que é fundamental fazer dois tratamentos por ano, um antes do verão e outro no outono.

“Quando se está a fazer um tratamento, de queda ou caspa, deve alternar-se com outro shampoo e sempre indicado para o tipo de cabelo”, sublinhou a profissional.

Georgina Paiva

Maria Jorgina Paiva

 

Varie os produtos – como o shampoo – para não cansar o cabelo e originar hábito. “Se utilizar sempre o mesmo o cabelo deixa de reagir positivamente ao produto”.

Os shampoos que fazem muita espuma não são normalmente os melhores.

 

Máscara e amaciador

A cabeleireira indica que a máscara deve utilizar-se uma vez por semana, deixando-a atuar por cerca de 5 minutos. Respetivamente ao uso diário de amaciador, Maria Jorgina Paiva afere que se o cabelo for fino e oleoso deve então alternar a sua utilização.

“Nunca coloque nada no couro cabeludo, apenas shampoo e os tratamentos apropriados, como para caspa ou queda”.

 

Marcas de confiança

“Chihtsai e René Furterer são das melhores, visto que se faz tratamento e vê-se de imediato o efeito”, comentou a cabeleireira. Estas são ambas linhas de tratamento.

Maria Jorgina Paiva explica que os produtos adquiridos em salões de cabeleireiro, sejam para que fim for, são sempre superiores na qualidade e mais viáveis.

“Mesmo para queda e caspa, recorram a cabeleireiro, pois está preparado para identificar e aconselhar produto correto – salvo se for uma situação médica. Antes de ir à farmácia ou ao supermercado, aconselhe-se junto do seu cabeleireiro”.

 

Importante: escovagem!

É basilar que escove o seu cabelo uma a duas vezes por dia. “Escove antes de lavar para retirar células mortas do cabelo e impurezas que possa ter!”, alvitrou a cabeleireira.

 

Tendências de moda

As cores serão marrons, acobreados fortes, tons de café, louro e vermelhos fortes.

Quanto aos cortes, serão os carrés, cortes mais curtos e muitas franjas.

Comentários

Outros Temas