Curiosidades » Alerta! Saúde

Beleza e Bem-estar

Publicidade

Dicas
21/12/2014

Curiosidades

O ananás fresco ou congelado contém bromelina, enzima que decompõe as proteínas. Existem algumas provas de que esta enzima protege das  doenças cardiovasculares por ajudar a desfazer os coágulos sanguíneos.

 

Devido á sua ação anti- inflamativa, a bromelina tem sido usada no tratamento da atrite.

 

Os citrinos são uma das melhores fontes de vitamina C, além de conterem cumarinas, compostos que ajudam a tornar o sangue menos espesso e a prevenir doenças cardiovasculares. Algumas pesquisas demonstraram uma correlação entre a ingestão regular de vitamina C e a manutenção das capacidades intelectuais nas pessoas idosas.

 

Muitos daqueles que se intitulam “ fumadores ocasionais” nutrem um falso sentimento de segurança e não admitem que estejam a prejudicar a saúde. Mesmo um consumo pontual implica a ingestão de toxinas e nicotina, pelo que não é isento de riscos. Embora certas pessoas consigam manter-se no hábito de cinco ou seis cigarros semanais, o poderoso efeito de dependência da nicotina acaba por levar a consumos mais frequentes.

 

Uma bebida ocasional com alto teor se cafeína pode ser útil quando se quer fazer, por exemplo, uma viagem de noite. Porém, os abusos podem causar um nível de vigília excessivo, perturbador da concentração e do comportamento. A ingestão ocasional de doses elevadas pode causar sintomas de privação, o que leva a aumentar o consumo.

 

Mesmo sem consumir produtos de origem animal, obtêm- se os aminoácidos essenciais a partir de combinações de fontes vegetais, como frutos secos, soja, leguminosas (ervilhas, feijões etc.) e cereais. Como a vitamina B12 é quase exclusiva dos produtos de origem animal, devemos ingerir cereais enriquecidos, extrato de levedura de cerveja e algas marinhas. A falta de vitamina B12, crucial para o processo de mielinização dos neurónios, pode provocar o entorpecimento e formigueiros.

 

Os anticoagulantes induzem um risco acrescido de hemorragia. O seu médico dar-lhe á um folheto elucidativo, que deverá estar sempre consigo para alertar os prestadores de cuidados de saúde em caso de acidente ou intervenção cirúrgica.

 

Comentários

Outros Temas