Mousse de frutos vermelhos e Peras grelhadas com açúcar » Alerta! Saúde

Alimentação

Publicidade

Receitas
22/12/2014

Mousse de frutos vermelhos e Peras grelhadas com açúcar

sem nome
Colaboradora: nutricionista Maria João Eleutério

Mousse de frutos vermelhos

300 g de frutos vermelhos (framboesas,amoras, ou groselhas)

60 g de açúcar

150 ml de natas para bater

raspa de 2 laranjas

150 g de iogurte bio natural magro

tiras de casca de laranja para enfeitar

 

Reserve cerca de 50 g de fruta para enfeitar. Ponha a restante num tacho com 2 colheres de sopa de água. Quando levantar fervura, baixe o lume e deixe fervilhar 5 minutos, ou até a fruta estar macia e sumarenta. Misture o açúcar.

Retire do lume e deixe arrefecer ligeiramente. Deite no copo de batidos e triture até reduzir a puré. Coe por um passador para retirar todas as grainhas. Alternativamente, poderá fazer o puré coando a fruta pelo passador. Reserve até arrefecer completamente.

Bata as natas com a raspa de laranja até engrossarem. Junte o iogurte e envolva nas natas, continuando a bater. Adicione o puré de fruta já frio.

Deite numa taça grande ou em taças individuais. Leve ao frigorífico antes de servir. Enfeite com a fruta que reservou.

 

Valor calórico por porção: 215Kcal

Os frutos vermelhos são alimentos importantes a incluir numa dieta equilibrada. São principalmente ricos em antioxidantes e vitamina C. Os antioxidantes protegem o organismo dos chamados radicais livres (moléculas que se formam a partir do metabolismo das células do nosso corpo), que são responsáveis pelo envelhecimento, problemas cardiovasculares e alguns tipos de cancro. A vitamina C é por si só um antioxidante mas tem também outras funções como por exemplo estimular a absorção de ferro, desintoxicar o organismo, prevenir constipações e gripes ao fortalecer o sistema imunológico. Esta sobremesa é uma das várias formasde introduzir frutos vermelhos na alimentação.

 

Peras grelhadas com queijo

IMG_1367

60 g de queijo de ovelha

60 g de folhas de agrião

120 g de folhas de eruca

60 de uvas brancas sem grainhas cortadasao meio

2 peras

Vinagreta balsâmica

2 colheres de sopa de azeite virgem extra

1 colher de sopa de vinagre balsâmico de boa qualidade

2 colher de chá de mostarda de Dijon

1 pitada de açúcar

sal e pimenta

 

Comece por preparar o molho. Ponha o azeite, o vinagre balsâmico, a mostarda, o açúcar e sal e pimenta a gosto num frasco pequeno com tampa de enroscar. Tape e agite para misturar todos os ingredientes. Guarde o molho no frigorífico até utilizar. Aqueça o forno no máximo. Forre um tabuleiro de forno com papel de alumínio e reserve. Com um descascador de legumes, corte lâminas muito finas de queijo. Reserve metade e pique o restante.

Ponha as folhas de agrião e de eruca e as uvas numa saladeira e misture. Descasque, corte ao meio e retire o centro às peras. Disponha as metades de pêra, com os lados cortados para baixo, sobre o papel de alumínio. Cubra as peras com as lâminas de queijo. Coloque o tabuleiro a 15 em do grelhador e deixe dourar 2 minutos, ou até o queijo começar a borbulhar e a ganhar cor. Volte a agitar o molho e deite sobre a salada. Mexa para envolver bem as folhas e junte o queijo que picou.

Divida a salada por 4 pratos. Com uma espátula, transfira cuidadosamente uma metade de pêra para cada prato, colocando-a sobre a salada. Sirva de imediato.

Valor calórico por porção: 120Kcal

As peras grelhadas são a forma saudável e diferente de consumir fruta. As peras ão um dos frutos menos alergénicos e bem tolerados pela maioria das pessoas, são adequadas para as crianças. As peras fornecem bastante potássio e são uma boa fonte de pectina (fibra solúvel).  Adição do queijo aumentam o seu valor calórico.

Bom apetite!

 

Comentários

Outros Temas