É possível esquecer a dor do parto? » Alerta! Saúde

Notícias

Publicidade

18/04/2013

É possível esquecer a dor do parto?

fotografa-de-partos-2-53-83

 

Ter um bebé é uma experiência dolorosa para a maioria das mulheres. Mas, segundo um ditado popular, as novas mamãs esquecem-se de todo sofrimento assim que veem o rostinho de seu bebé. Será que isso é verdade?

Pesquisadores da Universidade Western Australia, na Austrália, lembram que a dor tem um papel importante na evolução humana: indica ameaça à segurança ou è vida. De acordo com os cientistas, a ideia de que a mulher é biologicamente preparada para esquecer a dor do parto já foi esquecida.

Segundo os pesquisadores, a dor é apenas um elemento da experiência do parto como um todo, sendo que outros elementos presentes nesse momento podem se sobrepor à lembrança da dor. Entre esses fatores estão satisfação com os profissionais de saúde, o uso de analgésicos, o nível de intervenção médica, as complicações, os resultados para o bebé, e todos os tipos de fatores pessoais.

Quando a somatória de fatores é favorável, a mulher pode sim esquecer-se da dor do parto. Contudo, se essa somatória for negativa, ela poderá não se esquecer da intensidade da dor por até cinco anos. Além disso, tudo parece indicar que há maior probabilidade de se processar o evento do nascimento e da dor do parto de forma que apenas as experiências fortemente negativas fiquem gravadas na memória.

Por fim, segundo os pesquisadores, se considerar-se o facto de que o percentual de mulheres que desenvolve stresse pós-traumático após uma experiência negativa de parto é pequeno, pode-se concluir que as mulheres têm a capacidade de esquecer a dor do parto.

Comentários

Outros Temas