Preenchimento de rugas - Alerta! Saúde

Beleza e Bem-estar

Publicidade

Reportagens
21/12/2014

Preenchimento de rugas

Renascimento da pele

Entrevistámos o Dr. Javier Martinez, que se desloca mensalmente à ilha de S. Miguel para fazer desaparecer aquelas que rugas que tanto incomodam… Saiba tudo sobre este processo que faz renascer a sua pele, no seguinte artigo!

dr. Javier Martinez

Preenchimento de rugasO preenchimento de rugas é indicado, em princípio, para todas as pessoas, desde que se trate de rugas de preenchimento e não rugas de expressão. Para estas últimas, deve ser utilizado o botox.
O método não varia consoante o tipo de pele e como assegurou o Dr. Javier Martinez, “Também não diferenciamos fototipos. Por uma questão de segurança, não aplicamos a mulheres grávidas ou durante o aleitamento; também não o fazemos quando há um herpes visível ou uma ferida”.

Antes do preenchimento, haverá uma consulta na qual o médico avaliará a profundidade das rugas e criará uma imagem do rosto do paciente antes do surgimento das rugas e de como ficará depois da intervenção.
Contudo, o Dr. Javier Martinez sublinha que é preciso evidenciar com sensatez até onde a medicina pode chegar, “uma senhora de setenta anos não pode ficar com a pele de uma jovem de dezoito, por exemplo”.
O médico frisa: “Este procedimento não é uma cirurgia, mas conseguimos resultados efetivamente agradáveis.”.

Ao analisar o estado da pele na consulta prévia, é possível que seja necessário um tratamento de renutrição antes do preenchimento de rugas, para se alcançar assim melhores resultados. “Se fizéssemos apenas o preenchimento, não ficaria tão bem como fica se o paciente tratar a sua pele por dentro”, explicou o médico.

“Seguramente, trataríamos a pele com um peeling profundo ou médio e procederíamos a uma renovação estrutural da pele com um mesolift – que é uma infiltração mesoterapêutica, a qual decorre de um cocktail de vitaminas, aminoácidos, oligoelementos –, para que a pele se reavive. Depois fazemos o preenchimento e o resultado será infinitamente melhor”, clarificou o Dr. Javier Martinez.

Esse cocktail é aplicado com a pistola mesoterápica, sendo administradas cerca de 5000 picadas no decote, pescoço e rosto, deixando cada injeção uma gota dessa substância. A própria pele encarregar-se-á de a espalhar e receberá então água, nutrientes, minerais e assim o preenchimento será muito mais eficaz.

Fatores como fumo do tabaco, exposição a ar condicionado e toma de medicamentos, especialmente anticoagulantes, podem intervir no sucesso do Preenchimento de rugas, no entanto serão avaliados previamente pelo médico, que garantirá a sua segurança e saúde e bom aspeto da sua pele.

 

Método de utilização

O Dr. Javier Martinez utiliza o método de preenchimento de infiltração sempre com agulha, “utilizo uma agulha de 40 mm, para evitar danos ao paciente. Quando se usa uma agulha muito pequena, temos de injetar 3 vezes, com agulha maior é só uma picada”, esclareceu o médico.

Quanto às substâncias para o preenchimento, o médico comenta que várias são as utilizadas atualmente, “hoje existem vários ácidos hialurónicos, há cerca de 15 ou 20 no mercado, isto falando de infiltrações com medicamentos que sejam reabsorvíveis. Todos os ácidos hialurónicos são reabsorvíveis”.
Relativamente a casos mais complexos de reconstruções faciais, como a lipodistrofia provocada por doenças do sistema imunitário, como HIV e hepatite, é imperativo materiais de preenchimento mais duradouros, como é o PMMA (Acrílico ou polimetil-metacrilato). “Por serem pacientes que estão sumamente prejudicados, temos de proceder a uma reconstrução facial”.

Em casos normais, a substância de preenchimento é aplicada diretamente no sulco da ruga. “Dependendo do caso, fazemo-lo superficialmente ou mais profundamente – subcutâneo ou intradérmico –, preenchendo o sulco completo”.

O resultado do preenchimento é imediato e com o passar do tempo, se for com ácido hialurónico, esse absorve água e avoluma, “passado esse tempo consegue-se um resultado ainda mais bonito”, descreveu o Dr. Javier Martinez.

Na primeira semana em que procedeu ao Preenchimento de Rugas, deve evitar a exposição solar na primeira semana.

Para melhores resultados, o médico recorda que o ideal seria recorrer a um tratamento adicional, como Radiofrequência ou Mesoterapia, os quais vão contribuir para que a duração do tratamento seja mais prolongada.

 

Cuidados pós Preenchimento

O médico aconselha a manter bons cuidados de limpeza, utilize um bom creme hidratante e beba muitos líquidos.


Preenchimento de rugas

Durabilidade

Essa dependerá dos materiais. Ácidos hialurónicos de baixa densidade podem durar de 6 a 8 meses, os de mais alta podem durar até 9 meses, ou 1 ano.
Os materiais definitivos podem persistir até 4 ou 5 anos.

Quando repetir o procedimento?

“Pode repetir quando notar que está a perder efeito”, disse o médico, “todavia, não sou partidário de abusar. O máximo de vezes que se deve colocar botox é duas vezes por ano. Com o Preenchimento de Rugas é o mesmo, pois se é aplicado mais vezes, a pessoa perde as suas feições”.
Um ano de intervalo entre as intervenções será o ideal.

Fazer o tratamento ao rosto completo

Consulte médico assim que se notem efeitos visíveis de envelhecimento, e o médico aconselhará o que for melhor para si.
Deve proceder ao tratamento de forma completa ao rosto, e não numa ruga primeiramente e dentro de pouco tempo noutras.

Satisfação garantida

Com profissionalismo e alegria conjuntas, o Dr. Javier Martinez conta-nos que as pessoas ficam muito satisfeitas com os resultados. “Tenho pacientes que sigo à 30 anos”.

Prevenção

“Sou amigo de cuidar da pele, com um bom leite de limpeza e bom creme hidratante, para evitar que a pele perca humidade”, sugeriu o médico.
As células de pele renovam-se de 21 a 21 dias, criando novo estrato córneo.
Para peles que têm mais dificuldade em se libertar desse estrato, seria indicado um peeling suave a cada mês, ou cada dois meses: “Ajuda a que se oxigene melhor, respire melhor e que absorva melhor os cosméticos”, preveniu o Dr. Javier Martinez.

Texto: Alerta! Saúde; Imagem: Alerta! Saúde, DR

Do you need a translation? Please contact us: alerta.saude.acores@gmail.com

Comentários

Outros Temas