Trabalhar em equipa » Alerta! Saúde

Medicina

Publicidade

Intervenção Social
12/11/2014

Trabalhar em equipa

trabalho-em-equipe_1338765736
Psicóloga clínica Lissa Figueiredo

Entrevista

 

Em sociedade, é recorrente, em vida estudantil, social ou profissional, os trabalhos em equipa. Porém, como saber fazê-lo com sucesso e gerindo com eficácia todos os conflitos que possam surgir não é fácil.

A nossa psicóloga clínica Lissa Figueiredo fala-nos sobre este tema, para que o mesmo não seja a causa de danos da sua saúde emocional no trabalho.

 

 

Alerta! Saúde: Qual a importância de trabalhar em grupo?

Psicóloga clínica Lissa Figueiredo: O trabalho de grupo ou de equipa ocorre quando um conjunto de pessoas se organiza coletivamente para resolver um problema ou realizar uma tarefa. Trabalhar desta forma permite a socialização e a troca de conhecimentos. No que diz respeito à tarefa o trabalho de grupo, permite uma otimização e eficácia da tarefa ou trabalho, melhora a gestão do tempo e o enriquecimento da própria tarefa e de todos os elementos do grupo. Em termos individuais há uma maior responsabilização individual, aumento do rendimento individual e da autodisciplina.

 

Alerta!: Quais as maiores dificuldades ou desafios?

Psicóloga Lissa: Embora o trabalho de grupo tenha mais vantagens do que desvantagens, nem sempre e fácil trabalhar desta forma. O trabalho de grupo traz alguns desafios e por essa razão nem toda a gente gosta de trabalhar desta forma ou se sente mais eficaz a trabalhar desta forma. Em grupos grandes pode acontecer por vezes a manipulação por parte de alguns elementos e a anulação de outros. Por vezes existe uma diminuição da responsabilidade individual ou “preguiça”, sobretudo se as tarefas não são divididas por igual entre os seus elementos. Outra dificuldade neste tipo de trabalho é o incumprimento de prazos e a distribuição desigual de responsabilidades. E importante não esquecer que num grupo onde todos os elementos têm características da personalidade específicas, por vezes essa diversificação pode levar ao conflito.

 trabalho em grupo

Alerta!: Que tipos de personalidades são mais problemáticas para esse tipo de reunião e como lidar com elas?

Psicóloga Lissa: O bom funcionamento de uma equipe vai depender da personalidade de cada elemento da equipe e do relacionamento entre eles. Alguns tipos de personalidade são mais compatíveis com outros e quando os tipos de personalidade são compatíveis, a equipa sai beneficiada.

De uma forma geral existem 4 tipos de personalidades difíceis de se trabalhar em grupo, são elas:

  • A personalidade do tipo autoritário que embora tendo algumas características de líder tem dificuldade em ouvir os outros elementos do grupo e impõe as suas ideias à força. Quando não concordam com ele, pode gerar conflito, ou a tendência poderá ser levar ao afastamento de algum dos outros elementos. Uma forma de lidar com este tipo de personalidade é evitar que seja esse o elemento a assumir a liderança.

 

  • Outra personalidade problemática é a personalidade do tipo passivo, que é mais ou menos o contrário da personalidade anterior. Este tipo de personalidade não se impõe e mal dá a sua opinião ao grupo. Tende a passar despercebido devido à sua insegurança o que faz com que não deem grandes contributos à equipa. Uma forma de lidar com este tipo de personalidade é incentivar o elemento passivo a expor as suas ideias e a dar a sua opinião mostrando que é tão válida quanto as outras.

 

  • O personalidade conflituosa está constantemente em discórdia e tem dificuldade em aceitar as ideias dos outros o que acaba por comprometer o ambiente e a coesão entre o grupo. Uma forma de lidar com este tipo de personalidade é a escuta ativa das suas opiniões, mas tomar as decisões sempre com o consenso do grupo, se necessário colocar por escrito para que não restem dúvidas ou discussões posteriores.

 

  • O superficial, embora de relação fácil por ser bom conversador, não é tão eficaz enquanto trabalhador. Não traz grandes ideias ao grupo, não é grande respeitador de prazos e a organização também fica aquém do ideal. Uma forma de lidar com esta personalidade é o controlo dos prazos e a monitorização constante. Poderá ser um excelente contributo para a pesquisa e/ou compilação de informação.

trabalho_grupo

Alerta!: Dê-nos alguns conselhos para trabalhar bem em grupo, com harmonia.

Psicóloga Lissa: É muito importante que o ambiente no grupo seja harmonioso e que todos estejam em sintonia relativamente à tarefa ou problema a resolver. Desta forma cada elemento deve colocar a equipa em primeiro lugar em prol dos seus interesses individuais.

O respeito e a responsabilidade devem ser cultivados no trabalho de grupo. Para além disso deve haver respeito pelo tempo de execução previsto e a distribuição de tarefas deve sem igual entre todos os elementos. Cada elemento deve se responsabilizar pelo cumprimento da sua parte da tarefa e ao mesmo tempo respeitar a tarefa dos outros elementos, respeitando a opinião de cada um. Acima de tudo é importante que haja organização e o cumprimento de um plano de trabalho para facilitar a tarefa e o desempenho de cada elemento do grupo.

 

Agora, quando chegar o momento do trabalho de equipa, tente recordar-se destes conselhos para que consiga excelentes resultados!

 

 

Comentários

Outros Temas